Para entender como a Terra foi formada, devemos primeiro tentar entender como ocorreu a formação do universo e do sistema solar.
No entanto, se você acidentalmente acabar aqui e estiver se perguntando…
Mas Leandro, por que devo estudar a história da formação da Terra ou do universo em biologia?
Não deveria ser geologia, geografia ou física?
Eu vejo! Estudar a formação da Terra na biologia é necessário porque é importante estudar a origem do universo e da Terra para entendermos o surgimento e evolução da vida na Terra.
Até porque os seres vivos estão relacionados entre si e com o meio ambiente, ou seja, a ocorrência do fenômeno da vida está intimamente relacionada às condições físicas e químicas do nosso planeta.
É por isso que é tão necessário entender a formação da Terra e do universo antes de estudar a vida.
A Origem do Universo explicada pela Teoria do Big Bang
Até o momento, a teoria mais aceita pela comunidade científica para explicar a origem do universo é a Big Bang Theory, ou The Big Bang Theory em inglês.
Segundo essa teoria, o universo teria surgido de um ponto muito compacto de densidade infinita, explodindo há cerca de 13,8 bilhões de anos.
Depois disso, após o “big bang”, o universo se expandiu (e ainda se expande hoje) para formar:
- espaço;
- tempo;
- energia;
- matérias escolares.
Com a expansão, surgiram os primeiros átomos, depois as estrelas e as galáxias.
A Origem do Sistema Solar
Cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, nosso sistema solar surgiu! O sistema solar é um sistema planetário onde você pode encontrar certos corpos celestes, como:
- planeta;
- satélite natural;
- cometa;
- asteróide.
Devido à gravidade, esses corpos celestes estão ligados a uma estrela, que no nosso caso é o sol.
Segundo os cientistas, o sistema solar se formou a partir de uma coleção de gás e poeira interestelar, ou seja, através de uma nebulosa em nossa galáxia, a Via Láctea.
Esses gases de origem do sistema solar são principalmente hidrogênio (H2) e hélio (He). A poeira consiste em partículas de carbono e silicato.
Milhões de anos depois, devido ao efeito da gravidade, a nebulosa continuou a se comprimir, e a temperatura no centro continuou subindo, atingindo cerca de 10 milhões de graus Celsius.
Desde então, uma série de reações de fusão nuclear ocorreram no centro da nebulosa, liberando uma grande quantidade de energia e luz.
Olha que legal, o que temos? A formação da nossa estrela o sol, é uma estrela amarela.
Logo depois, formou-se um disco de matéria e ele passou a orbitar o Sol, preso gravitacionalmente.
Então, dentro desse disco, apareceram condensações em pontos específicos, dando origem a planetas, asteróides, cometas e luas.
LEIA MAIS: Autótrofos e Heterótrofos: Quem são e Principais características
A Formação da Terra
Cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, a Terra se formou a partir de poeira e gás cósmicos.
Como eu disse antes, essa poeira e gás cósmico formaram um enorme disco de matéria que orbitou o sol recém-criado.
Como resultado, várias substâncias se condensam e produzem diferentes corpos celestes.
Em um determinado ponto no tempo, a formação da Terra ocorreu em uma coleção de poeira e gás.
A compactação gradual desse material aqueceu o interior do jovem planeta, provocando o derretimento do material rochoso que escapou e foi expelido para a superfície através da lava quente.
Então temos um jovem planeta Terra se formando, com intensa atividade vulcânica, e também sendo fortemente bombardeado por asteróides e cometas.
As colisões desses corpos resultaram em um aumento da temperatura, o que também resultou em um aumento da massa do planeta.
Naquela época, a composição do gás da atmosfera da Terra era a seguinte:
- dióxido de carbono (CO2);
- Gás metano (CH4);
- monóxido de carbono (CO);
- Nitrogênio (N2);
- vapor de água (H2O).
A comunidade científica ainda parece concordar com essa possível composição atmosférica para a Terra primitiva.
No entanto, os pesquisadores discordam sobre a origem desses gases.
Segundo alguns cientistas, esses gases atmosféricos e a água teriam se formado dentro do nosso próprio planeta.
Por outro lado, existe outra corrente científica que sustenta que a água e esses gases vieram de cometas e asteroides que colidiram com a Terra.
Independentemente disso, durante os primeiros 700 milhões de anos as condições eram incompatíveis com o surgimento de qualquer forma de vida como a conhecemos hoje.
Como a superfície da jovem Terra está perdendo calor para o espaço, o planeta está esfriando, o que permite o surgimento de uma fina camada de rocha, conhecida como crosta.
No entanto, a crosta terrestre ainda está muito quente para a existência de água líquida.
Isso porque o vapor de água presente nas camadas superiores e mais frias da atmosfera se condensa, formando as nuvens.
A nuvem se acomoda como chuva, atinge a crosta muito quente e evapora novamente.
A ciência acha que essa imagem durou milhões de anos…
Assim, durante o primeiro meio bilhão de anos, a Terra sofreu fortes chuvas…
Depois de um tempo, quando a crosta esfria o suficiente para existir água líquida…
A água líquida se acumulou nas regiões mais baixas da superfície da Terra, as grandes depressões que precederam os oceanos de hoje.
Foi provavelmente nessa situação que surgiram os primeiros organismos, dos quais se originam todas as formas de vida atuais.
Conclusão
Os seres vivos sempre interagiram com os recursos físicos e químicos do nosso planeta.
Dessa forma, estudar o processo de formação da Terra é fundamental para entender como a vida surgiu e evoluiu na Terra.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto deste artigo, me chame no meu Instagram, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais 👇.



